GT História da Publicidade e das Relações Públicas

Ementa: Estuda a história e os processos de comunicação e de relacionamento, internos e mercadológicos, estabelecidos entre as instituições, públicas, privadas e não governamentais, e seus diferentes públicos. Contempla aspectos teóricos, técnicos e práticos da publicidade e propaganda e da comunicação institucional, inclusive os ligados ao ensino e à pesquisa, bem como as suas interfaces com as mais variadas ciências. Trata das questões epistemológicas, culturais, ideológicas, éticas, estratégicas e de gestão do campo, bem como das múltiplas linguagens, estéticas, mídias, profissões e da organização do trabalho.

Coordenador: Dr. Flavi Ferreira Lisboa Filho (UFSM)  – flavilisboa@gmail.com  

Vice-Coordenador: Dr. Luciomar Carvalho (UFSM) – dgluciomarc@gmail.com   

1.A Produção Literária De Relações Públicas No Brasil: 1960-2019
Gustavo Eugênio Hasse Becker
Unisinos

2.Elixir 914: História E Publicização Contra A Sífilis 
Lilian Muneiro
Universidade Federal Do Rio Grande Do Norte, Natal, Rn

3.Relações Públicas Internacionais: Estado Da Arte De Um Mercado Em Ascensão No Brasil
Luiziane Silva Saraiva
Filipe Wesley Gomes Do Lago
Universidade Federal Do Maranhão, São Luís, Ma
Universidade Federal Do Pampa, São Borja, Rs

4.Abstinência De Coerência: O Discurso Por Trás Da Campanha “Tudo Tem Seu Tempo” Do Governo Federal
Ana Flávia Mazzuco Guidi
Gutemberg Alves Geraldes Junior
Centro Universitário Unisatc, Criciúma, Sc

5.A Legitimação Da Assessoria De Comunicação Nas Instituições: 
Estudo De Casos Sobre A Reputação De Empresas Frente À Covid-19

Deborah Pinto
Marislei Ribeiro
Micael Silva
Universidade Federal De Pelotas, Rio Grande Do Sul, Rs

6.O Lugar Da Memória Nas Pesquisas Em Comunicação: Experiências No Curso De Relações Públicas Da Unipampa
Larissa Conceição Dos Santos
Ingrid Bomfim Gonçalves
Catarina Maria Amorim
Anna Clara Pereira Machado 
Márcia Regina Dos Santos Batista
Universidade Federal Do Pampa, Campus São Borja, Rs

7.Influenciadores Digitais: Atuação E Visibilidade Para As Relações Públicas
Andressa Silva Rodrigues 
Fernanda Sagrilo Andres 
Universidade Federal Do Pampa (Unipampa), São Borja, Rs

8.Diversidade Organizacional E Relações Públicas: Análise Das Ações Adotadas Pela Corporação Brf
Filipe Wesley Gomes Do Lago
Fernanda Sagrilo Andres
Universidade Federal Do Pampa, São Borja, Rs

9.Públicos Em Relações Públicas: Ensaio Para Uma Topologia No Contexto Digital
Manuella Noschang Lopes Da Silva
Pucrs – Pontifícia Universidade Católica Do Rio Grande Do Sul

10.Metodologias Para Trabalho De Relações Públicas Com Branding
Felipe Ziembowicz Schreiner
Fernanda Sagrilo Andres
Universidade Federal Do Pampa, São Borja, Rs

11.Estratégias, Alinhamentos E Antagonismos Da Campanha Antônio Britto, Candidato Do Pmdb Ao Governo Do Rs Em 1994.
Maria Berenice Da Costa Machado 
Fernanda Andricopulo Noschang
Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul, Porto Alegre, Rs 

12.Desafios Contemporâneos Para Profissionais De Publicidade
Lucas Alves Schuch
Juliana Petermann
Universidade Federal De Santa Maria.

13.Impactos Da Indústria 4.0: O Reflexo Nas Relações Públicas
Elisa Lubeck
Gabriel Pinheiro Bolzan
Universidade Federal Do Pampa, São Borja, Rs

14.Invisibilidade, Estigmas E Esteriotipização: Representações Genderless Em Audiovisual Publicitário De Moda
Luciomar De Carvalho 
Flavi Ferreira Lisboa Filho 
Universidade Federal De Santa Maria – Ufsm, Santa Maria, Rs

15.Estratégia De Publicização Na Campanha Publicitária Da Avon #Qualvaiser?
Carolina Minuzzi
Universidade Federal De Santa Maria, Santa Maria, Rs

16.Produção De Conteúdo Educacional Durante O Ensino Remoto: O Uso De Práticas Publicitárias
João Pedro Ribas Da Silva
Michele Kapp Trevisan
Taís Steffenello Ghisleni
Universidade Franciscana, Santa Maria, Rs