Perfil dos Conferencistas

Eduardo Meditsch

Realizou estágio sênior de pós-doutorado na University of Texas at Austin (2010/2011) com bolsa da Capes. Possui doutorado em Ciências da Comunicação/Jornalismo pela Universidade Nova de Lisboa, mestrado em Ciências da Comunicação/Jornalismo pela Universidade de São Paulo e graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professor da Universidade Federal de Santa Catarina desde 1982, onde atua na Graduação e na Pós-Graduação em Jornalismo, e pesquisador do CNPq desde o ano 2000. Integra conselhos editoriais de várias revistas acadêmicas no Brasil e no exterior. Como jornalista, atuou na Rádio Continental, Rádio Gaúcha, Rádio Guaíba, TV Guaíba, jornal Folha da Tarde, todos no Rio Grande do Sul, e na Rádio Jornal do Brasil e TV Educativa no Rio de Janeiro. Sócio-fundador da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), foi seu primeiro diretor científico. Coordenou o GT Estudos de Jornalismo da Associação Latino- Americana dos Pesquisadores em Comunicação (ALAIC) e, atualmente, é membro da Comissão Externa Permanente de Aconselhamento Científico do CIMJ-Portugal e do Advisory Committee do projeto Journalistic Role Performance Around the Globe.

Antônio Carlos Hohlfeldt

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1973), Mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991) e Doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998). Atualmente é professor titular 40 horas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Sul-Rio-grandense e Brasileira, além de experiência na área de Comunicação Social, especialmente em Teoria da Comunicação e História do Jornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: artes cênicas, criação dramática, teoria e história do jornalismo, comunicação social e teoria da comunicação. realizou estágio pos-doutoral em 2008, na Universidade Fernando Pessoa. Atua nos PPGs de Escrita Criativa (Faculdade de Letras, PUCRS) e de Comunicação Social (FAMECOS, PUCRS).

Berenice Machado

É professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Doutora em Comunicação Social (PUCRS) e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda (UFRGS). Ministra as disciplinas Propaganda Política, Planejamento da Comunicação Publicitária, Comunicação Integrada, Teoria e História da Publicidade e Propaganda em cursos de graduação e na pós-graduação. Desenvolve pesquisas e tem publicações vinculadas aos campos da Comunicação, da Política e da História. É organizadora do livro “Publicidade e Propaganda: 200 anos de história no Brasil”. Atualmente preside a Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar), é vice-presidente da Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Socicom) e integra o Comitê Regional Sul da Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade.

Claudia Peixoto de Moura

Graduada em Comunicação Social, com três habilitações – Publicidade e Propaganda (1979), Jornalismo (1980) e Relações Públicas (1984), pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Especialista em Comunicação Social – nas áreas de Administração em Publicidade e Propaganda (1981), Estilo Jornalístico (1982), e Administração em Relações Públicas (1986), pela PUCRS. Mestre em Sociologia, na área da Sociedade Industrial (1990), pela PUCRS. Doutorado em Ciências da Comunicação, na área de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (2000), pela Escola de Comunicações e Artes – ECA, da Universidade de São Paulo – USP. Com dois Pós-Doutoramentos: 1) no Departamento de Filosofia, Artes e Comunicação – FAC, da Faculdade de Letras, da Universidade de Coimbra – UC (2009) e o segundo no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, da ECA/USP (2015). Professora Titular (Dedicação Exclusiva), em nível de graduação e de pós-graduação, na Escola de Comunicação, Artes e Design – FAMECOS/PUCRS. Foi Coordenadora do Departamento Ciências da Comunicação, de 1988 a 1994, em 1997, e, de 2005 a 2010. Coordenou o Curso de Relações Públicas da FAMECOS, de 2010 a 2014. Integrou a Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação – PPGCOM/PUCRS, em 1994, de 1999 a 2004, e, de 2015 a 2017. Foi Diretora Cultural da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – INTERCOM, na gestão 1995-1997, e coordenou o Núcleo de Pesquisa Relações Públicas e Comunicação Organizacional, de 2001 a 2003. Coordenou o Grupo Temático História das Relações Públicas, da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia – ALCAR, de 2004 a 2008, e foi Diretora Regional Sul na gestão 2015-2019. Foi Diretora Científica da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas – ABRAPCORP, de 2006 a 2010, e Presidente da Associação na gestão 2012-2014. Tem experiência em Comunicação e em Relações Públicas, com ênfase nas questões direcionadas ao Ensino, à Pesquisa e à Memória nas referidas áreas.

Karina Janz Woitowicz

Jornalista formada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1999), mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2002) e doutora em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010), tendo cursado o Programa Doutorado sanduíche junto à Universidad de Chile (Santiago), com apoio da Capes. É pós- doutora pela Escola de Pós-Graduação do Centro Internacional de Estudios Superiores de Comunicación para América Latina (CIESPAL, Quito/Equador). Atua como professora associada no Curso de Jornalismo e no Mestrado em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR), onde coordena projetos de pesquisa e extensão e desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: mídia alternativa, estudos de gênero, jornalismo e cultura. Coordena os grupos de pesquisa Jornalismo Cultural e Folkcomunicação e Jornalismo e Gênero e o projeto de jornalismo cultural na internet Cultura Plural. É editora da Revista Internacional de Folkcomunicação (RIF) desde 2012 e coeditora da Revista Brasileira de História da Mídia (2016-2020). Foi bolsista produtividade em Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico/Extensão pela Fundação Araucária (2014-2016 e 2019-2021) e atualmente possui bolsa de Produtividade em Pesquisa CNPq – PQ2 (2021-2024). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (2016-2018). 

Christina Ferraz Musse

possui mestrado (2001), doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2017) É professora titular do Curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É professora permanente do Programa de Pós- Graduação em Comunicação da UFJF. Professora visitante da Universidade de Paris VIII, Saint-Denis, na França, onde ministrou aulas, e atuou juntos aos professores Anne-Marie Autissier e Alain Sinou, do Instituto de Estudos Europeus. É presidente da Rede Alcar – Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia, tendo sido eleita em junho de 2019, com mandato de quatro anos. É membro do Conselho Deliberativo da Federação Brasileira de Associações Científicas e Acadêmicas Comunicação – Socicom. Vice- coordenadora da GT de Estudos do Jornalismo da Associação Latino-Americana de Investigadores em Comunicação – Alaic. Participa da Rede de Pesquisa Jornalismo, Imaginário e Memória (JIM), junto com os Grupos de Pesquisa JORXXI, da Universidade Tuiuti, do Paraná, e Tecnologias do Imaginário, da PUCRS, do Rio Grande do Sul e da Rede Telejor, Rede de Pesquisadores em Telejornalismo e foi coordenadora do GP de Telejornalismo da INTERCOM. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Videodifusão, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, globalização, cultura, memória, cidade,
identidade e televisão.

Marialva Barbosa

Professor Titular de Jornalismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professor titular de jornalismo aposentado da Universidade Federal Fluminense (UFF), aonde foi professor de 1979 a 2010. Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (1976), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1992) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (1996). Foi Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), de abril de 2010 a janeiro de 2012. Possui pós-doutorado em comunicação(1999) pelo LAIOS-CNRS, Paris – França. Já foi Vice-Presidente da INTERCOM (2011-2014) e Diretora Científica (2009 2011) e Presidente da INTERCOM (2014-2017). Seu livro História Cultural da Imprensa – Brasil 1900-2000 foi ganhador da Medalha Carlos Eduardo Lins e Silva, outorgada pela Intercom, em 2007 às mais representativas publicações lançadas em 2007. Ganhou o prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação, categoria Maturidade Acadêmica, em 2008, “pelo conjunto da obra constituida por estudos relevantes, nacionalmente reconhecidos na área de Comunicação”. Foi a primeira Cientista do Nosso Estado da área de Comunicação pela FAPERJ. Publicou História da Comunicação no Brasil (Vozes, 2013), História Cultural da Imprensa – 1900-2000 (MAUADX, 2007) e História Cultural da Imprensa – 1800-1900 (MAUADX, 2010), Escravos e o Mundo da Comunicação (MAUAD, 2016) e Os Manuscritos do Brasil. Uma rede de textos no longo século XIX (EDUFF, 2018), Comunicação e Método. Cenários e Práticas de Pesquisa (MAUADX, 2020). Organizou dezenas de livros e publicou dezenas de capítulos de livros em obras organizadas no Brasil e no exterior. Possui dezenas de artigos em revistas nacionais e internacionais. No momento se dedica às pesquisas que fazem a interconexão entre história e comunicação. Coordena uma Rede de Pesquisadores de História da Imprensa no Brasil do século XIX, reunindo todas as regiões do país e dezenas de instituições e coordena junto com Ana Paula Goulart Ribeiro (UFRJ) e Eduardo Gutierrez (Javeriana – Colômbia) uma Rede de Pesquisadores de História Conectada da Comunicação na América Latina.