GT História da Mídia Digital

Ementa: O objetivo é construir a memória dos conteúdos digitais disseminados por intermédio da mídia on-line (redes de computadores), off-line (CD-ROM, DVD) e por dispositivos de comunicação sem fio como celular e assistente digital pessoal (Personal Digital Assistant – PDA), revelando processos, formas, técnicas e experiências precursoras desse novo sistema de comunicação social.

Coordenadora: Dra. Roberta Roos Thier (Unipampa) – betaroos@hotmail.com

Vice-Coordenadora: Dra. Vívian Belochio (Unipampa) – vicabela@gmail.com

  1. Jornalismo e Teoria dos Grafos: aproximações contemporâneas no registro de fatos durante a Covid19
    Rita de Cássia Romeiro Paulino
    Marina Lisboa Empinotti
  1. Funções e Competências pioneiras no webjornalismo brasileiro
    Marco Aurélio Reis
  1. Uma análise descritiva dos projetos que integram o Google News Iniciative Startup Lab
    Ingrid Pereira de Assis
    Maria Cristina Gobbi
  1. Pandemia e midiatização: o cotidiano interacional mediado no atual ecossistema midiático
    Fabio Frá FERNANDES  (Pesquisador)
    Eugenia Mariano da Rocha BARICHELLO 
  1. VERICHECK COVID-19: Protótipo de Agência de Checagem de Informações sobre a COVID-19 em Uruguaiana/RS
    Alexia Saner Silva
    Vivian Belochio
  1. Criative.se Negócios, uma revista digital e interativa para empreendedores são-borjenses
    Mª Ariane da Silva Xarão
    Drª Renata Corrêa Coutinho
  1. Pré-História do CD e da Digitalização e Desmaterialização do Áudio nas Páginas da Revista Somtrês
    Luis Fernando Rabello Borges
  1. Os rastros nostálgicos do “círculo do livro” no YouTube
    Susana Azevedo Reis
    Ana Paula Dessupoio Chaves
  1. We all wanna play: A desigualdade de gênero nos jogos digitais
    Tassiana Souza da Silva
    Renata Patrícia Corrêa Coutinho
  1. Educação para o consumo midiático e as fanfictions: a narrativa transmídia de Hora de aventura sob a ótica dos fãs na mídia digital
    Ricardo Agostinho
    Rafael José Bona 
    Bruna José Fontoura
  1. Conexões Entre Comportamentos de Consumo e as Redes a Partir dos Digital Influencers: Uma Proposta de Reflexão
    Émerson dos Santos Chaves Filho
    Maiara Rodrigues da Silveira
    Maria Eduarda Salino Pedroso
    Juliana Salbego
  1. A doutrina de Olavo de Carvalho nas redes sociais digitais: uma genealogia do Facebook do guru bolsonarista
    Lucas Monteiro Pullin
    Ariane Carla Pereira